segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Atravessar a rua

Cada vez que vou atravessar a rua percebo que as pessoas são despreparadas para nos auxiliar.
Ficam atrapalhadas e em vez de nos oferecer o braço para agente pegar para atravessar a rua, pegam nosso braço e apertam de uma maneira que parece que penssam que vamos fugir.
Outras pessoas só faltam nos carregar e outras não tem noção de direita e esquerda.
Sabemos para onde estamos indo, mas muitos teimam e insistem que temos que pegar o caminho ou a direção que eles acreditam que é certo.
Acredito, que deveria existir curso de orientação de cegos nas ruas, pois frequentemente enfrentamos situações até constrangedoras.
Certo dia caminhando em direção ao trabalho um senhor tentou me desviar de um poste, mas quase me matou de susto!
Para me desviar do poste pegou no meu pescoço por tráz, em vez de pegar no meu braço, o que me deichou apavorada, pois penssei que era um assalto.
Assustada gritei me larga e o senhor se ofendeu com minha atitude, não entendeu que me assustei, por fim acabou me chingando e dizendo: "agente quer ajudar e não querem nossa ajuda".
Para o entendimento do senhor eu fui grossa e mal educada em ter reagido com repreensão.
No entanto, nossa sociedade está cada vez mais perigosa, sendo assim, as pessoas deveriam ter mais cuidado ao abordar um cego, pois pode se tornar constrangedor para a pessoa que ajuda ou ajudado, ser conduzido ou abordado de forma inadequada.
O melhor a fazer ao tentar ajudar uma pessoa cega é perguntar se ela precisa de ajuda ou avisá-la do obstáculo antes de sair auxiliando da forma errada! Desta forma será evitado qualquer tipo de constrangimento e desintendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário