quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Guia de Saúde em Braille

Na segunda-feira, dia 13 de outubro, no Espaço da Inclusão da 32ª Feira Regional do Livro, foi lançado o Guia de Serviços da Saúde em Braille. A iniciativa é inédita em todo o País, colocando Novo Hamburgo como a primeira cidade a implantar o serviço. O guia, elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), com o apoio da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS), tem como objetivo proporcionar maior praticidade para que as pessoas cegas e conhecedoras do sistema Braille possam encontrar facilmente todos os serviços de saúde ofertados pelo SUS. “Queremos facilitar o acesso e promover a inclusão, qualificando o poder público para que atenda cada vez melhor esta parcela da população”, disse a coordenadora do Setor de Acessibilidade da SMS, Cler Oliveira.

Durante o evento, o titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as pessoas com Deficiência (CPPD), Darwin Kremer, afirmou que esta é mais uma proposta para garantir a autonomia para os deficientes visuais. “Estamos contribuindo para melhorar a vida dessas pessoas”, comentou. O evento também contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Luís Carlos Bolzan, de servidores da SMS e de entidades parceiras. Para marcar o lançamento oficial da cartilha, Bolzan entregou para o presidente da ADEVIS e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ricardo Seewald, um exemplar do material.

Segundo a entidade, a cartilha é um passo importante para futuras melhorias. “Existe a demanda e público para a utilização de materiais em braille. É necessário se ter este pensamento voltado para os materiais informativos do poder público, mas também, cultural. Toda publicação precisa de uma cota prevista para a acessibilidade”, disse Seewald.

Informações

O guia conta com as seguintes informações: endereços, telefones e e-mails de serviços de saúde como Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, Hospitais (públicos e particulares), Unidades de Pronto Atendimento, Centros de Atendimento Psicossocial, Vigilância em Saúde, Centro de Imagens, Laboratório, SAE, Centro de Especialidades Médicas, Amigos do Bebê, Nutrir, Farmácias, Conselho de Saúde, Coordenadorias, Conselho de Pessoa com Deficiência e Saúde, Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis), Área de Acessibilidade, Ouvidoria e Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, além de informações de como fazer o Cartão SUS.

Para solicitar o Guia em Braille, o contribuinte pode buscar qualquer unidade ou serviço municipal de saúde, ou ainda preencher o cadastro pelo site saude.novohamburgo.rs.gov.br.

Em até três dias o Guia em Braille é entregue na residência do solicitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário