sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cursar História

O desejo de cursar História surgiu devido gostar de ler, escrever e por ser um curso acessível a minha deficiência.
Em 2002 passei no vestibular da UNIJUÍ Campus Santa Rosa e comecei a estudar História.
Foi muito importante frequentar a universidade, pois fui bem recebida pelos colegas o que fez fortalecer minha aceitação como pessoa cega.
A UNIJUÍ não estava preparada para me receber, desta forma solicitei o apoio de uma monitora, a partir deste momento surgiu a sala de apoio aos cegos e surdos.
Na UNIJUÍ não havia livros em Braille, desta forma as monitoras realizavam a leitura de livros para mim.
A família também foi muito importante nesse período, pois devido o grande número de textos e livros para ler auxiliava na leitura.
Nessa época não sabia informática, nem possuía computador adaptado em casa, sendo assim realizei toda a graduação através do Braille.
Cursar História foi maravilhoso, adquiri novos conhecimentos, conheci novas pessoas, oportunizando as interações, mostrando que as pessoas cegas tem condições de estudar e ter uma vida igual a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário