quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Percurso estudantil

Durante meu percurso no Ensino Fundamental possuía baixa visão e vivenciei constrangimentos causados por práticas pedagogicamente incorretas: ser orientada a localizar informações em mapas expostos no mural da sala de aula, situação acompanhada pela repreensão da professora, pelo fato de não conseguir atender à sua expectativa e chacotas de colegas insensíveis à minha deficiência.
Necessitava de materiais com letra ampliada, no entanto, nada era adaptado para minha realidade.
Realizei muitas provas com grande dificuldade para enxergar o que estava escrito, pois a letra era pequena, prejudicando minha leitura. A maior dificuldade encontrei nas disciplinas de matemática, física e química.
Durante o percurso no Ensino Médio passei pela transição da baixa visão para a cegueira.
Se com a baixa visão os professores não atendiam minhas solicitações de prova ampliada por exemplo, com a cegueira muitas situações complicaram-se mais. Os professores, sem aviso prévio, apresentavam materiais em vídeo legendado, sem a devida tradução oral dos mesmos. À época, sentia-me entristecida, mas, por não saber me defender, propor alternativas ou lutar por meus direitos, mantinha-me passiva ante a situação.
Nas disciplinas de matemática, física e química meu irmão adaptava os gráficos por exemplo com lã e grãos de feijão para tentar me ajudar a entender os cálculos, pois alternativas eram negligenciadas pelos professores.
Na escola não havia livros em Braille nem computador adaptado, sendo assim minha família auxiliava na leitura de livros.
Sinceramente, me senti mais feliz ficando cega, pois não havia mais dúvida de minha deficiência ao contrário de quando tinha baixa visão que os professores não entendiam que necessitava de um atendimento especial.
No entanto, acredito que possuir baixa visão é mais complicado que ser cego, as pessoas não nos compreendem, com a cegueira aprendi a lutar por meus direitos e mostrar que temos condições de atingir horizontes mais altos, apenas utilizando recursos específicos a nossa deficiência.

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